O QUE É ORTODONTIA?

28 de janeiro de 2016

Um tratamento ortodôntico bem realizado melhora a aparência estética do sorriso, aumenta a eficiência mastigatória e facilita a higiene bucal, melhorando ainda a auto-estima e confiança do paciente.


QUAIS OS TIPOS DE APARELHOS ORTODÔNTICOS FIXOS?

Aparelho fixo convencional (metálico)

blog3 A principal diferença dos aparelhos autoligados para os aparelhos convencionais é a ausência das ligaduras elásticas. Isso faz com que o arco ortodôntico tenha menos atrito com os bráquetes, o que facilita a movimentação dentária, reduzindo o tempo de tratamento. A ausência da ligadura elástica favorece também uma melhor higiene do aparelho ortodôntico.


Aparelho de porcelana ou safira

blog5 Outra opção para pacientes que buscam um tratamento mais discreto possível é o aparelho lingual. Como o próprio nome já diz, nesta técnica a colagem do aparelho é feita na superficie lingual dos dentes, ou seja, na sua parte de trás. Isso dificulta a visualização do aparelho ortodôntico, tornando o tratamento praticamente “invisível”. Porém, apresenta algumas desvantagens, como a dificuldade de higienização, maior desconforto para o paciente e, em alguns casos, alteração na fala.


O QUE É INVISALIGN?

slide3 Invisalign é um um sistema revolucionário de tratamento ortodôntico que utiliza alinhadores transparentes no lugar do aparelho fixo. Os alinhadores são removíveis e confeccionados de forma individual para cada paciente. Além da vantagem de ser um aparelho quase invisível, apresenta grandes benefícios com relação ao conforto e higiene, visto que o paciente pode retirar os alinhadores para se alimentar, escovar os dentes e passar fio dental. Os alinhadores devem ser trocados a cada duas semanas, realizando assim uma movimentação gradual dos dentes. Saiba mais em www.invisalign.com.br.